Vantagens de ter um pomar e horta em casa

Ter um pomar e horta em casa é uma das melhores formas de  dedicar um tempo a si mesmo e aliviar o estresse. Além disso, um pomar e horta bem cuidada pode ser um grande diferencial no charme da sua casa e nada melhor que comer os frutos que você mesmo plantou, colheu e cozinhou com a família, não é mesmo? 

Cultivar seus próprios vegetais certamente vai fazer com que você aumente os seus conhecimentos sobre esses alimentos criando um efeito interessante:  pode se sentir mais motivado a seguir uma alimentação balanceada e que valorize a presença desses itens em seu menu.  

As vantagens de cultivar o seu próprio pomar e horta no quintal de casa são muitas, como, por exemplo, ter acesso a vegetais frescos, livres de agrotóxicos e ainda por cima economizar! Por isso listamos algumas das vantagens e também algumas dicas para você aproveitar essa oportunidade.

Começando pela alimentação

Não há dúvidas de que a alimentação é uma das grandes preocupações das pessoas em todo o mundo. Portanto, ter um pomar e horta em casa é a garantia máxima da procedência de que os vegetais presentes na mesa são saudáveis e livres de excesso de defensivos agrícolas. 

Carboidratos, proteínas, gorduras, minerais, vitaminas e água são exemplos de ótimos nutrientes que podem ser obtidos a partir de um pomar e horta caseira, estas vitaminas são essenciais ao corpo humano, fornecendo energia e, desempenhando funções que ajudam na formação do sangue, dos músculos e dos órgãos, de tal forma que são muito importantes para o desenvolvimento mental e físico.

Além disso, é uma ótima forma de se livrar dos agrotóxicos, proteger melhor sua saúde e de sua família na hora de plantar e comer e  preservar o meio ambiente.

Uma forma de relaxar

Na correria do dia-a-dia, é comum que não tenha tempo para alguma atividade de relaxamento. Ter um pomar e horta em casa não é apenas ter uma boa saúde, e sim ter um ótimo estado mental, serve até como uma terapia relaxante em momentos para esquecer dos problemas, focar em suas ervas e aliviar o estresse. 

Afinal, você  precisará lidar com a terra e com a natureza, o que sempre é uma ótima oportunidade para pensar um pouquinho nas belezas que a vida pode nos proporcionar e ter um hobby para ajudar a desestressar.

Fonte de economia

Um pomar e horta familiar pode vir a ser uma ótima forma de se economizar na hora das compras, além de ter produtos sempre frescos e confiáveis. A cada visita à feira, você pode acabar gastando bem menos do que gastaria se não tivesse este reforço em casa. 

E também pode servir como uma boa forma de complementar a renda familiar ao realizar a venda dos produtos excedentes para seus vizinhos, amigos e parentes, ou até mesmo em feiras e pequenos mercados do bairro.

Farmácia em casa

Ter uma parte de seu pomar e horta reservada a plantas medicinais pode vir a ser uma ótima forma de se tratar a saúde quando alguma pessoa querida ou você mesmo não estiver se sentindo muito bem. Há inúmeras plantas para diferentes males, basta escolher bem e remediar de forma certeira e eficiente quem estiver precisando.

O meio ambiente agradece

Cultivar vegetais em um pomar e horta é uma atitude sustentável por diversos motivos. Primeiro, ao dispensar o deslocamento para fazer as compras, você já deixar de realizar a pressão pela fabricação de sacolas plásticas e demais itens necessários para fazer o transporte das hortaliças. Ou seja, você produz menos lixo, não polui os rios e solo e, ainda, evita o estímulo ao desmatamento.

Ainda dá para aprender

Se você tiver crianças em casa, ter um pomar e uma  horta é um meio excelente para ajudar os pequenos a compreender que os alimentos não vêm do supermercado. Esta pode vir a ser uma ótima forma de mostrar a preciosidade da natureza e da vida, sendo uma excelente forma de ensinar a se ter responsabilidade também. 

Além disso, e não menos importante, principalmente nos dias de hoje, estaremos incentivando-as e educando-as na boa alimentação, pois quando a criança cria sua própria comida ela também sente o desejo de comê-la, de maneira que acabam inserindo mais verduras e legumes no seu dia a dia. 

PASSO A PASSO PARA TER UM POMAR E HORTA EM CASA

Ter um pomar e horta está em alta, mas o que precisa para ter uma no seu quintal ou jardim? Primeiro de tudo, espaço e vontade. Depois, começar com calma de pouco a pouco. Conheça os 06 passos para criar seu pomar e horta

1. Escolha do local

A maior parte das hortícolas gostam de bastantes horas de exposição solar, idealmente entre cinco a seis horas por dia, seja em jardim, terraço, varanda ou pátio são nascente e poente, com sol de manhã ou de tarde alternado.

Com sol, pode plantar quase tudo no seu pomar e horta, principalmente tomates, pimentas, alfaces, abóboras, piripiris, cebolinha, alho-francês, cenouras, favas, ervilhas, curgetes, cebolas ou ainda alhos, entre outras. 

Se o seu espaço tiver uma exposição norte ou for totalmente ensombrado, é muito difícil fazer vingar a grande maioria das hortícolas, aromáticas e até pequenos frutos, mas algumas opções como os rabanetes, couves, acelgas, manjericão, espinafres, erva-cidreira e rúcula, não se importam de estar à sombra e no verão até agradecem.

Se o seu espaço for virado a sul, como muitas vezes sucede, tenha cuidado com as regas no verão, uma época de temperaturas mais elevadas que secam os solos, que passam a exigir mais e maiores regas. 

2. Delimitação do espaço

Um pomar e horta com 5, 10 ou até mesmo 20 metros quadrados já dá para produzir muito, e por uma questão de facilidade de manutenção e organização, deve delimitar a zona da horta. Para fazer o espaço ideal e ainda deixar um cantinho decorativo, você pode recorrer a ripas de madeira, pedras ou tijolos, mas sempre lembrando de deixar espaço para circulação.

3. Preparação do solo/substrato

Uma boa mistura pode ser constituída por um terço de matéria orgânica/húmus de minhoca mais um terço de areia e um terço de composto de plantação da sua compostagem ou de compra. O pH do solo para cultivar a maior parte das hortícolas deve ser muito próximo do neutro. 

Se o seu solo é duro, cave-o e adicione húmus ou estrume e alguns sacos de substrato hortícola (pelo menos nos 10 e/ou 20 centímetros superficiais). Faça ainda uma adubação, à razão de 50 gramas por metro quadrado. Pode fazer o lanço à mão, mas tenha o cuidado de pesar a quantidade total de adubo para não exagerar, o que poderá vir a prejudicar as suas culturas. 

4. Ponto de água/sistema de rega

Se tem um pomar e horta maior do que seis ou sete metros quadrados, justifica montar um sistema de rega gota a gota. No verão, as hortícolas têm de ser regadas todos os dias e, nos picos de calor, às vezes até é aconselhado que o faça pelo menos duas vezes, o que justifica o investimento. Se não tiver rega automática, nesse caso tem de ter um ponto de água e uma mangueira que assegure a rega de todo o pomar e horta.

5. Ferramentas básicas para a sua horta

Para ter um pomar e horta mesmo que com uma pequena dimensão, tem de ter algumas ferramentas básicas, caso contrário as suas tarefas serão bastante dificultadas. A lista é composta por uma enxada grande e/ou pequena para cavar, pá de plantar, tesoura de poda, faca de colheita, regador de jato fino ou chuveiro, cesto para colheita, balde, carrinho de mão para transportar os materiais, plantas e substratos, adubo orgânico e substrato.

6. O que plantar e como

Para você escolher suas plantações é melhor seguir alguns critérios práticos como, por exemplo, saber o que gosta, consome, o que se adapta às condições e dimensão do seu espaço e lembre-se da importância das flores e das aromáticas para o equilíbrio do seu pomar e horta.

Semeie e plante tendo em atenção que quando vai semear, por exemplo, divida as suas favas e ervilhas em 03 ou 04 talhões, senão vai ter a colheita toda concentrada na mesma altura. Essa estratégia serve para todas as hortícolas que cultivar, e aproveite para fazer um escalonamento, pelo menos quinzenal, para garantir um planejamento efetivo.

Agora que você já sabe que ter um pomar e horta é muito mais do que jogar sementes no chão e esperar que cresçam e descobrindo a importância de plantar toda sua determinação e motivação e vê-la florescer de forma inimaginável, você precisar ter o terreno ideal para começar sua produção.

Saiba como uma chácara pode melhorar sua qualidade de vida lendo nosso eBook.