Por que vale a pena morar em condomínio fechado

Vale a pena morar em um condomínio fechado sim! Em algum momento da vida, muitos casais se preparam para a importante decisão de adquirir um imóvel. Por ser um período de longa reflexão, é comum surgirem dúvidas sobre o modelo ideal de empreendimentos, principalmente para aqueles que ainda pretendem constituir uma família. E antigamente, morar em condomínio fechado era sinônimo de status, mas hoje existem outros fatores que levam muitas pessoas a escolherem por este tipo de residência. 

 O fato é que, mesmo com tantas opções disponíveis no mercado, a busca por uma moradia que garanta conforto e segurança pode levar um tempo considerável. Por exemplo, comprar um terreno em condomínio fechado pode ser uma alternativa mais interessante do que comprar um terreno em baixo aberto virgo, pelo menos esta é a conclusão que você chega quando analisa alguns aspectos para saber se realmente vale a pena morar em condomínio.

Em loteamentos fechados, o bem adquirido pelo proprietário se limita ao lote ou imóvel construído sobre ele. Assim, as vias desse tipo de empreendimento continuam sendo de domínio público, mesmo que limitadas por muro. Já os empreendimentos de condomínios fechados garantem ao proprietário tanto o domínio da área privativa quanto da área pública (vias e espaços externos cercados).

Saiba as características e se vale a pena morar em condomínio fechado

Explicada a importância de procurar o local ideal para sua família, você já pode perceber que vale a pena morar em condomínio fechado, certo? Para você ter ainda mais certeza, listamos as principais características de um condomínio fechado para que você faça uma boa escolha:

Privacidade

A privacidade é um fator muito importante e provavelmente um dos motivos que levam as pessoas a optar por condomínio fechado para morar. Normalmente as casas têm frente aberta, sem muro. Até certo ponto perde-se a privacidade, pois sua casa está exposta, mas isto está restrito a moradores e visitantes; Você não tem o problema de vendedores na sua porta a todo  momento tentando vender alguma coisa.

Em um condomínio fechado de chácaras a preocupação de estar próximo ao centro da cidade não é necessária, visto que os futuros proprietários precisam escolher muito bem o empreendimento, principalmente a localização. Ou seja, sua chácara estando afastada do perímetro urbano já garante um clima mais calmo e pacífico. Automaticamente, os moradores de um sítio em condomínio dispõem de comodidade para fazerem o que quiserem, sem qualquer interferência externa.

Segurança

Os empreendimentos localizados em lotes de condomínio fechado são considerados uma das opções mais seguras para se viver. E o motivo para tal vai muito além da presença de muros e limite de acesso às residências. Hoje, tanto as unidades urbanas quanto sítios se beneficiam dos investimentos em sistemas inteligentes de segurança.

Sendo um fator muito forte e apontado como muitos como uma das características que vale a pena morar em condomínio fechado, por oferecer um pouco mais de condições de segurança, como portaria 24 horas, cerca elétrica, monitoramento por câmeras, ronda noturna, entre outros.

Além disso, toda a administração da segurança é mantida por empresas especializadas nesse tipo de serviço, que contam com um time de profissionais capacitados a vigiar, registrar acessos e realizar rondas noturnas.

Padrão

Geralmente, os condomínios fechados têm um tipo de padrão de construção como metragem mínima, recuo em relação à calçada, altura do muro, frente da casa aberta, com ou sem jardim, limitação quanto ao tipo de construção, entre outros. Outros fazem exigências quanto ao estilo da casa, bem como ao estilo de vida que as pessoas deverão levar lá dentro. 

Isso é uma das características em que vale a pena morar em condomínio fechado por você já ter um conhecimento de antemão do estilo ou padrão do condomínio fazendo com que se adeque também dentro desse padrão quem decidir comprar um terreno.

Valorização

Muitas vezes situados em localização privilegiada, os sítios de condomínios fechados costumam ter um valor mais alto que outros imóveis semelhante no mercado. Mesmo assim, os proprietários desse tipo de empreendimento têm a vantagem da alta valorização do bem como patrimônio ou em uma possível venda. 

Para entender melhor, pense que os condomínios fechados já são zonas projetadas para receberem um tipo específico de construção, que, nesse caso, são residências. Por esse motivo, é praticamente impossível que essas propriedades venham a ter uma vizinhança comercial ou industrial no futuro. Sendo assim, a garantia de ter um sítio com entorno predominantemente residencial se torna um ponto positivo no mercado.

Infraestrutura completa

Quem compra um sítio com imóvel em condomínio fechado pode se beneficiar com a qualidade da construção. O motivo é que, quando executam as obras, as construtoras tendem a seguir padrões baseados nas normas e legislação local. O resultado aparece na forma de residências mais confortáveis e seguras para o usuário.

Até porque, os condomínios fechados já são executados com infraestrutura completa para atender os moradores, sem contato com as estruturas básicas de energia, água e esgoto, tendo possibilidade de encontrar serviços como internet e telefone já instalados.

E a simples configuração do espaço de uma área privativa é suficiente para que as famílias se relacionem de forma saudável no espaço livre para a prática de brincadeiras e integração da comunidade. 

Mais do que as áreas externas seguras, elas também costumam ter espaços específicos para o lazer: quadras, piscina, academia, playground infantil, entre outros, para garantir a satisfação, cabe à família escolher o empreendimento que contenha os atrativos desejados para uma vida de qualidade.

Agora que você conheceu um pouco mais e sabe que vale a pena morar em condomínio fechado, já dispõe de bons dados para avaliar se esse é o modelo de empreendimento ideal para construir um lar.  Te apresentamos o Complexo Terra Santa:

Complexo Terra Santa

Uma ótima opção que vale a pena morar em condomínio fechado para quem deseja adquirir uma segunda moradia neste tipo de propriedade, localizado a 35 minutos de Goiânia. Com 6 empreendimentos rodeados  de área verde à disposição dos condôminos, que possuem a possibilidade de aproveitar, além da própria chácara, o acesso ao parque aquático Arca Parque.

Ainda não tem certeza? Nós te mostramos 04 benefícios de ter uma segunda casa em um condomínio fechado acessando esse texto:
Condomínio de chácaras em Goiânia: 04 motivos para ter uma segunda casa.