Quando uma pessoa começa a procurar para ler os melhores livros sobre investimentos é comum que a iniciativa seja por influência ou mediação de alguém. Mas independente de como surge um leitor, o importante é que o crescimento no interesse pela leitura existe e uma pessoa que lê sempre tem a ganhar.

Porém, não importa em qual ferramenta (livro, leitor digital, gibis, jornais ou revistas), somente o simples ato da leitura é uma das oportunidades mais democráticas e acessíveis de desenvolvimento pessoal e profissional. É por meio dela que a pessoa se desliga do mundo real, quebra as fronteiras da imaginação e descobre novos universos sem sequer sair do lugar.

Através dos registros escritos e da leitura realizada com prazer, é possível desenvolver a imaginação, exercitar a memória, entrar no mundo da imaginação, desenvolvendo a escuta lenta e escrita, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas, aprendendo novas culturas e hábitos, entre outros.

Além disso, quando desenvolvemos o hábito da leitura, passamos a analisar de forma mais racional e inteligente os fatos que acontecem ao nosso redor, sem nos deixar levar pela opinião alheia. E com maior embasamento teórico, você aumenta sua capacidade de persuasão por ter mais argumentos para convencer as pessoas ao seu redor a realizarem aquilo que você precisa que elas realizem.

Compreender os motivos que fazem com que a leitura seja algo tão importante em nossa vida, faz com que o processo de torná-la um hábito seja mais fácil, principalmente para aqueles que não têm tanta proximidade.

Confira alguns dos melhores livros sobre investimentos

01) Investimentos. Os Segredos De George Soros E Warren Buffett – Mark Tier

Warren Buffett e George Soros começaram do nada e juntaram fortunas multibilionárias exclusivamente por meio de investimentos. No entanto, as carreiras desses homens são como água e vinho. Soros é famoso por suas apostas extremamente rápidas e de alta alavancagem no mercado financeiro.

Neste livro, sendo um dos melhores livros sobre investimentos, você descobrirá como o sucesso, ou o fracasso, nos investimentos é resultado de seus hábitos e estratégias mentais. Portanto, se você não está alcançando os resultados desejados, provavelmente não está praticando os hábitos de Warren Buffett e George Soros. Além disso, aprender cada um desses hábitos é algo fácil e que pode ser feito por conta própria.

02) O Investidor Inteligente – Benjamin Graham

Maior consultor de investimentos do século XX, Benjamin Graham ensinou e inspirou milhares de pessoas ao redor do mundo. Seu conceito de “valor de investimento” protege os investidores de cometer erros substanciais e os ensina a desenvolver estratégias de longo prazo.

Isso fez com que O investidor inteligente se tornasse a bíblia do mercado de ações desde sua primeira publicação, em 1949. A partir daí, as evoluções do mercado provaram a sabedoria das estratégias de Graham. Esta edição conta ainda com atualizações e apontamentos do jornalista Jason Zweig, além de prefácios de Warren Buffett e Armínio Fraga.

03) Filosofias de Investimento. Estratégias Bem-Sucedidas e os Investidores – Aswath Damodaran

Neste livro, Damodaran explora muitas filosofias de investimento já comprovadas pelo tempo e que vêm sendo utilizadas por investidores ao longo dos anos – desde investimento em valor e em crescimento a investimento em análise técnica e timing de mercado -, e discute alguns dos investidores que fizeram com que essas filosofias funcionassem.

Ele é ideal para aquele investidor que ainda não se encontrou ou que segue uma metodologia, mas tem curiosidade de saber mais sobre outras. Para tirar o máximo proveito desta obra, é importante levar um dos melhores livros sobre investimentos como estudo, grifando e anotando as partes que achar mais importante. Além de colocar as dicas em prática, obviamente.

04) Ações Comuns, lucros extraordinários – Philip Fisher

Este livro é um dos maiores clássicos da área de investimentos em ações. Sua leitura oferece elementos para uma melhor compreensão sobre o tema, além de técnicas de avaliação que possibilita ao investidor se envolver mais com os seus investimentos. Além disso, seu filho, Ken Fisher, escreveu uma introdução para uma nova edição deste clássico, na qual desenha um perfil do pai, revelando o homem por trás do investidor, suas crenças e sua história.

Originalmente publicado em 1958, este é um dos melhores livros sobre investimentos e mais apreciados de todos os tempos e nasceu da necessidade de Philip Fisher compilar e registrar seu método para escolher e aplicar em ações. Em sua carreira como consultor de investimentos, o autor se surpreendeu diversas vezes explicando em detalhes aos proprietários dos fundos que administrava os princípios por trás de uma ou outra atitude tomada por ele.

Somente assim entenderiam as razões de Fisher para adquirir alguns títulos, muitas vezes de empresas totalmente desconhecidas para eles, de forma que não houvesse qualquer impulso de dispor das ações antes que tivesse decorrido tempo suficiente para que a compra se justifica-se pelas cotações do mercado.

05) Investindo em Ações no Longo Prazo – Jeremy J. Siegel 

Este clássico sobre o mercado financeiro inclui a tão aguardada análise de Jeremy Siegel sobre a quebra do mercado imobiliário americano, a crise financeira e a consequente recessão mundial.

Com uma mistura potente de novas evidências, pesquisas e análises apoiando suas ideias, Siegel traz respostas para todas as dúvidas importantes de hoje, como “quais são as fontes do crescimento econômico de longo prazo?” e “como se proteger contra a instabilidade da moeda?”.

Leitura obrigatória para todo investidor e consultor que deseja entender a fundo as forças que movem os mercados atuais, este livro apresenta a mais completa síntese disponível sobre as tendências históricas e o ajudará a desenvolver uma carteira de longo prazo confiável e lucrativa.

06) Investidores Conservadores Dormem Tranquilos. Conhecimento Absoluto Pode Gerar Perda de Dinheiro – Philip Fisher

Philip Fisher mostra como ganhar muito dinheiro por meio do que ele considera as quatro dimensões de um investimento e mostra ao leitor informações sobre como agir e criar ótimas oportunidades para ganhar dinheiro mesmo em tempos de crise. Neste livro, o autor conta também a sua trajetória de vida, o início de sua carreira e como ele desenvolveu sua forma de pensar e fazer investimentos.

Publicado por Philip Fisher em 1975, Investidores conservadores dormem tranquilos é mais um clássico do autor. Nesta obra ele mostra como ganhar muito dinheiro por meio do que ele considera as quatro “dimensões” de um investimento conservador.

A primeira dimensão inclui as características da empresa na qual o investidor pretende investir: produção superior de baixo custo, marketing, pesquisa e habilidade financeira. A segunda dimensão é o fator humano, as pessoas que produzem e criam os resultados da empresa.

A terceira dimensão é o grau de existência de determinadas características inerentes à natureza do próprio negócio. A quarta dimensão é a proporção entre preço e rendimento. Neste volume o leitor também encontrará o livro Desenvolvendo uma filosofia de investimentos, no qual Philip Fisher conta sobre a sua trajetória de vida, o início de sua carreira e como ele desenvolveu sua forma de pensar e fazer investimentos. Publicado originariamente em 1980, o texto é um verdadeiro legado desse importante nome da área de investimentos em ações.

Para entender melhor e colocar na prática o que você ler nos livros, temos um texto que pode te ajudar a ter um planejamento financeiro, 06 dicas de planejamento financeiro para comprar uma chácara, auxiliando no momento de investimento. Deixe nos comentários sua opinião ou se tiver dúvidas, queremos te ouvir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *