O espaço para festa da família sem precisar sair de casa

A delícia do brincar e ter um espaço para festa ganha seu próprio lugar quando a área de lazer para crianças é parte integrante do quintal de casa. Em cidades grandes, as oportunidades de socialização para os pequenos dependem sempre da disponibilidade de tempo dos pais ou de quem as acompanha nas atividades, até mesmo por questão de segurança.

Nesse sentido, essa é uma das principais razões que fazem as famílias procurarem por condomínios de lotes com espaços para festa de crianças, principalmente para quem tem uma família grande, um espaço para festa é essencial para garantir que todos tenham uma boa qualidade de vida.

Um dos grandes objetivos de uma área de lazer é conseguir entreter os familiares e amigos, seja fortalecendo os seus laços de convivência ou proporcionando momentos de integração e facilitando o encontro entre todos, algo que, muitas vezes, é complicado na correria do dia a dia.

Sendo um lugar tranquilo e muito importante para o lazer da família, pois é lá que as brincadeiras e confraternizações acontecem, que todos podem se divertir sem se preocupar.

Antes de mais nada, vamos mostrar quais são as reais vantagens de ter um imóvel que conta com uma área de lazer. Só quem vive às voltas com crianças, tarefas domésticas e mais um número de obrigações conhece a angústia de não ter tempo para sair com a criançada, cheia de energia e apaixonada por natureza. Em meio à agitação da cidade grande, a melhor opção são os condomínios fechados por trazerem liberdade para as crianças brincarem à vontade.

Por fim, trazemos aqui a vantagem na questão financeira: um espaço para festa no quintal de casa em um condomínio fechado pode gerar muito mais economia para uma família, pois não precisará frequentar tanto lugares externos, em que muitas vezes é preciso pagar para usufruir de um espaço ou serviço.

Na escola, e em casa, as brincadeiras infantis acabam sendo mediadas pelos adultos. Isso é importante, mas brincar livre também é, e muito! Na área de lazer para crianças, na qual elas espontaneamente se reúnem, as brincadeiras fluem mais livremente, despertando, na interação sem interferência direta do adulto, muitas das capacidades e aptidões dos pequenos.

Até porque, balanço, gangorra, escorregador, enfim, os brinquedos típicos dos playgrounds fazem com que a criança movimente-se e gaste muito mais energia do que em frente ao computador ou videogame. Apesar disso, existem algumas coisas que precisam estar presentes para garantir um espaço para festa completo para você e sua família. Então, comece a organizar suas finanças e invista na casa dos seus sonhos!

O que fazer no quintal para receber a família

Área para churrasco

Sem dúvidas, o churrasquinho de domingo à tarde é uma das características mais marcantes dos brasileiros. Quase ninguém dispensa a cerveja gelada, carne suculenta,  pão de alho e a boa e velha roda de amigos.

Para garantir o sucesso desses encontros, é interessante contar com uma área própria para o churrasco em sua casa. Dessa forma, você, sua família e seus amigos evitam a churrasqueira improvisada e já deixam um lugar fixo para se reunirem.

Piscina

Frequentemente, a churrasqueira tende a ser a área preferida dos adultos. Já as crianças já têm outra preferência: a piscina, que ganha destaque como um dos espaços mais apreciados pelos pequenos, isso acontece porque as brincadeiras na água não têm fim. Além de nadar e pegar sol, a área ao redor da piscina é liberada para molhar, então as crianças acabam inovando nas brincadeiras.

Esse espaço permite jogar água com a mangueira, deixar o chão ensaboado e escorregar com boia, jogar balões de água, etc. Além disso, é uma ótima pedida para a prática de exercícios aquáticos e agrega qualidade ao local, ajudando na valorização do imóvel ao longo do tempo.

Quadra

Como você deve saber, nenhuma brincadeira ou passatempo prende tanto a atenção de adultos e crianças como aqueles com bolas. Os jogos que usam esse item tão tradicional da nossa cultura são excelentes opções de lazer.

Então, se tiver algum espaço sobrando na sua área externa, que tal construir uma quadra? Não precisa ser nada grande, basta colocar uma cesta de basquete ou um gol, desenhar as linhas e pronto, problema resolvido.

A quadra poliesportiva é interessante tanto para as crianças quanto para os adultos. Afinal, ela é ideal para o incentivo de diversas brincadeiras entre os mais novos, bem como para a prática de esportes entre os adultos que têm esse hábito. Além disso, ela é um ótimo recurso de interação entre os vizinhos, facilitando o contato ao longo da semana.

Casa na Árvore

Em tempos de games e tablets, brincar ao ar livre parece uma atividade cada vez mais distante na vida de muitas crianças. Mas há pais que não abrem mão deste prazer para os filhos, e as lúdicas casas na árvore são uma alternativa para aliar o brincar saudável ao paisagismo da casa.

Na hora de construir uma casa na árvore, é preciso que se tenha muito cuidado, principalmente em relação aos elementos naturais existentes. Para que haja uma boa integração entre a edificação e a árvore, deve-se adotar uma tecnologia de ponta em engenharia.

Inovação, sustentabilidade e ecologia precisam ser as palavras-chaves. Mas o quesito mais importante é a saúde do vegetal, porque é através de sua longevidade que se sustentará a nova morada.

As crianças desejam vivenciar experiências únicas, sozinhos ou acompanhados de seus amigos e familiares. Além disso, querem estar mais próximos da natureza e ter um espaço calmo e isolado para trabalhar, estudar, ler, escrever, pintar, descansar e relaxar. As casas na árvore são um tipo de construção que se enquadram muito bem nesse estilo de vida, que só a arquitetura pode proporcionar.

Área verde

Um bom espaço de lazer em condomínios não é feito só de áreas construídas, mas também de espaços dedicados à natureza. Por isso, ter uma área verde também é essencial para torná-lo completo.

Na prática, a área verde beneficia quem gosta de fazer caminhadas, corridas ou simplesmente de ter a oportunidade de relaxar e respirar um ar mais puro no meio da cidade.

Além desses itens, é preciso entender que o tamanho da área de lazer em condomínios precisa ser adequado ao número de moradores. O ideal é que cada quintal tenha uma infraestrutura mínima.

Outra necessidade, é que crianças e animais de estimação gostam de correr — o que faz muito bem para a saúde de ambos. Se essa área for gramada, melhor ainda, pois evita problemas se alguém escorregar e cair. 

Outro ponto importante é que uma boa área de lazer oferece um bom espaço para que todos possam brincar e praticar esportes. Ou seja, não haverá problemas com disputas de lugar entre adultos e crianças para realizar as suas atividades desejadas.

Desse modo, fica fácil criar várias brincadeiras — desde o clássico pique-pega até jogos com bola, como queimada, batata quente e “pare bola”. O mais interessante é que você pode entrar na diversão e passar um tempo excelente com as crianças.

Por que ter um espaço para festa em casa é bom?

A primeira vantagem está no conforto que é oferecido nos momentos de lazer, principalmente para quem tem crianças na família, bem como para adultos que necessitam desses momentos no fim de semana, por exemplo.

Além do conforto, o fato é que, apesar da proximidade, os moradores de condomínios não se conhecem muito bem, ou então, tem muito pouco contato entre si. Sabemos que muitas vezes isso é verdade, mas uma área de lazer facilita muito a mudar esse cenário.

A convivência social dos moradores também pode ser melhorada com uma área de lazer, visto que esse espaço proporciona muitos encontros entre os vizinhos do condomínio, que podem se conhecer melhor e estreitar os seus laços de amizade.

Agora que já sabe como é essencial ter um espaço para festa no quintal de casa, que tal conhecer o Arca Parque? Realize o sonho da sua família de ter um espaço ideal para as festas da família e curtir o fim de semana em contato com a natureza no Complexo Terra Santa! Leia nosso Ebook e saia como ter mais qualidade de vida morando em um condomínio fechado de chácaras.