6 dicas de planejamento financeiro para comprar uma chácara

Você sabe como realizar um planejamento financeiro para comprar uma chácara? Para realizar esse sonho de ter uma chácara própria é necessário muita pesquisa. Além disso, é preciso que se tenha força de vontade e que você concilie as despesas do dia a dia com sua estratégia financeira. Pode parecer impossível, mas se torna totalmente viável quando se tem disciplina. 

Ter seu próprio lote, um lugar para o seu lazer e da sua família, te deixará mais tranquilo e seguro. Aquela angústia de que algum dia a chácara precisará ser entregue e que terá que se preocupar com os gastos da reforma, não existirá mais. 

Vantagens de comprar uma chácara 

Para podermos falar sobre como realizar um planejamento financeiro para comprar uma chácara,destacamos primeiro, algumas vantagens que irão te encher os olhos e te ajudar na decisão de comprar ou não uma chácara. Leia com atenção!

  •  Ar puro para você se desestressar e esquecer a sua rotina turbulenta;
  •  Mesmo quando estiver ausente você ainda poderá tirar vantagens colocando   seu investimento no aluguel;
  •  Você terá uma área verde para poder realizar as suas atividades, como por  exemplo uma caminhada; 
  •  Poderá desfrutar do espaço e organizá-lo como sempre sonhou. 
  •  O espaço para receber família e amigos será maior e com mais privacidade. 

Não se apavore na hora de comprar um lote. Planejar é a palavra certa para essa hora. Pense nos contratempos e analise suas finanças pessoais. Comprar por impulso nunca é a melhor opção. 

Um bom planejamento que te trará a certeza que seus objetivos e suas metas serão alcançadas. Não pense somente em um caminho reto, sem curvas e sem obstáculos, isso não será o suficiente. Quando tudo está no papel, o problema que poderia ser maior, se torna pequeno perto daquilo que você deseja. 

E na compra do seu apartamento é indispensável fazer um planejamento financeiro. Com ele, as dúvidas quanto à operação ficam mais fáceis de serem sanadas. Questões relacionadas a valor, financiamento, capacidade de pagamento, aspectos legais e entrada precisam estar bem esclarecidas para que você não se precipite nem deixe de fechar um bom negócio.

Um planejamento financeiro para comprar uma chácara é algo que não pode ser descartável. Todos os seus questionamentos quanto ao valor, financiamento, forma de pagamento e outras questões serão tiradas de letra. Você, que deseja fazer um bom negócio e não tomar decisões precipitadas, se atente ainda mais a essas dicas.

Saiba como fazer um planejamento financeiro para comprar uma chácara

O planejamento financeiro é uma etapa primordial para não ter dor de cabeça ao comprar uma chácara ou casa. Quer estar mais preparado para adquirir uma propriedade de forma muito mais tranquila e evitar assumir um compromisso de modo equivocado? Confira, a seguir, algumas dicas:

1. Organize suas despesas e ganhos

Quem nunca teve aquela sensação de que o dinheiro desapareceu como um passe de mágica? Pois é, mágica te garanto que não foi, mas pode ter certeza que a falta de planejamento das suas finanças foi o principal motivo. Você anota as suas despesas mensais e o quanto ganha? Está na hora de começar a fazer isso! 

Anotações em um caderno, planilha ou até mesmo em um aplicativo que controle suas finanças fará com que você tenha controle dos seus gastos. Crie uma poupança e conquiste sua meta de ter sua segunda casa. 

2. Avalie os seus gastos

Gastos desnecessários e que podem ser reduzidos será o seu próximo desafio. Analise, faça uma lista e ordene por prioridade. Lembre-se, anotar somente os gastos não será o suficiente para você, que deseja atingir suas metas. 

Ao fazer suas análises, pode ser que você descubra que precisa aumentar sua receita mensal e assim precisará ir em busca de ter novas formas de conseguir essa renda extra. O planejamento financeiro te trará a certeza se você tem ou não capacidade para adquirir uma chácara. Sabe como está seu orçamento? Seu primeiro passo será esse. Vamos lá? 

Primeiro você cria uma planilha para anotar todos os seus ganhos e despesas, por exemplo: remuneração mensal, despesas de casa, transporte, alimentação e outros gastos fixos que sejam essenciais. 

Em seguida é preciso que faça uma simples conta. Subtraia o que você gasta com o que você ganha. O resultado será o montante para você iniciar as suas economias. 

Quando se tem um resultado zero ou negativo, saiba que precisará reverter essa situação ou seus objetivos e desejos ficarão ainda mais distantes de serem realizados. Portanto, cortar despesas é o mais recomendável quando se está nessa situação. 

Disciplina e dedicação te ajudará a eliminar o que é desnecessário para você. É hora de focar na redução dos gastos e outras despesas. Festas e barzinhos são exemplos de gastos que podem sofrer uma redução que farão diferença no final do mês. 

Pronto? Agora que suas receitas e despesas estão no papel é hora de aguardar e se atentar para o saldo final. O que se espera é que você tenha um saldo positivo no final do mês e aposte em investimentos seguros. 

Próxima dica é negociar! A vergonha e timidez nesse momento devem ser deixados de lado. Peça descontos! Isso te ajudará a economizar e consequentemente te aproximará ainda mais do seu sonho. 

3. Estabeleça metas

Estabeleça metas, sejam elas a curto, médio e longo prazo. Fique por dentro da faixa dos preços do empreendimento que você tanto deseja e já comece a guardar dinheiro para a entrada e documentações. Quando você visualiza sua meta, fica mais fácil de se organizar e saber o quanto precisa poupar por mês. 

4. Invista seu dinheiro

Seu planejamento financeiro para comprar uma chácara precisa de mais um up? Então invista seu dinheiro. Não pense que guardar dinheiro em cofre ou lugares secretos irá resolver. Procure um investimento financeiro para aplicar seu dinheiro.  O mais recomendável é investir em algo que tenha uma renda fixa, porque assim você terá ganhos estáveis.

Realizar o planejamento financeiro para comprar uma chácara exige força de vontade e pesquisa. Leia com atenção as dicas que apresentamos e aproveite para alcançar também outros objetivos. No final, você verá que toda sua dedicação valeu a pena. 

5. Procure a melhor forma de pagamento

A compra de um imóvel é uma decisão muito importante a ser tomada, pois também é a realização de um grande sonho da família. Existem três principais maneiras de comprar um imóvel: a aquisição à vista, o financiamento e o consórcio imobiliário.  Quando o pagamento é feito à vista se coloca em cheque o tempo trabalhado e economia. 

Uma das vantagens de comprar um bem à vista, por exemplo, é que ao invés de pagar juros em anos de financiamento, eles trabalham a seu favor. Sendo assim, quanto mais você economiza, maior é sua possibilidade de aplicar o dinheiro em instituições financeiras.

6. Encontre uma chácara que você sempre sonhou 

Observe sempre quais fatores podem influenciar na sua decisão. Lembre-se, é um investimento do dinheiro que você reservou. Analise e certifica-se bem antes de comprar uma chácara.   

Agora que você já conhece as principais dicas de como fazer um planejamento financeiro para comprar uma chácara, não perca seu tempo e coloque em prática.  Não se esqueça, sempre que precisar recorra a um profissional. Peça a ele que esclareça as dúvidas envolvidas na compra, identificando possíveis problemas com documentação, pagamento, escrituras, entre outras situações que podem ocorrer.

Se você tem esse desejo e sonho de ter uma chácara, não precisa se preocupar. O complexo Terra Santa pode te ajudar a morar em um cantinho mais aconchegante do jeito que você sempre desejou. Entre em contato para saber mais sobre nossos empreendimento